segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Trilha da Sanga - TSA - Trabalho Sócio Ambiental


MARCOS SORRENTINO E O EDUCADOR AMBIENTAL


Neste vídeo, oriundo de DVD da obra Encontros e caminhos, Marcos Sorrentino fala sobre o educador ambiental e o novo e interativo conceito de educação, onde o educador e educando mesclam saberes e conhecimentos. Também aborda a questão dos coletivos educadores e sua atuação neste processo transverso de comunicação de saberes.

Duração: 7min58s


COLETIVO EDUCADOR


Em sequência ao TSA Pelotas, no dia 29 de agosto foi realizada reunião de formação do Coletivo Educador. Estiveram presentes, além dos Coordenadores do TSA-Pelotas, a ONG Amiz, gestora do Coletivo, o SQA (representado por Luisa Vaghetti) e o Rastro Selvagem, integrante do Convênio entre TSA e UCPel (Universidade Católica de Pelotas).
A reunião começou com o debate de temas importantes como Pertencimento e Formação do Coletivo Educador e dos Educadores ambientais, utilizando-se de base da obra Encontros e caminhos - formação de educadores ambientais e coletivos educadores - MMA/2005, visando os planejamentos e ações conjuntas referentes às obras de instalação da ETE Novo Mundo e da ETA São Gonçalo.


quarta-feira, 6 de junho de 2012

REUNIÃO DO COLETIVO EDUCADOR

Dia 6 de junho reuniu-se na sede do TSA Pelotas o grupo de trabalho ou Coletivo Educador.
Um Coletivo Educador, segundo Ferraro Júnior e Sorrentino (2005:59), é “(...) a união de pessoas que trazem o apoio de suas instituições para um processo de atuação educacional em um território".
                      Reunião desenvolveu especificidades temáticas como saneamento urbano, meio ambiente e humanidades

As pautas da reunião foram amplas, mas detidas nos conceitos e na aplicabilidade do TSA em relação às novas obras de Saneamento que serão aplicadas pelo PAC2. A diversidade do grupo denotou-se importante para o seguimento das discussões e empoderamento técnico de conceitos específicos como meio ambiente, saneamento básico, ecologia e antropologia.
Estiveram presentes, pelo Sanep, Aline Fonseca e Duda Keiber, pela ONG Amiz, Betinho Mereb e Tiago Klug, pela ONG Uniperiferia Angelita Neves e o biólogo Emerson Carlotto, além do professor de Antropologia-UFPel Francisco Pereira Neto e o acadêmico e estagiário da Engenharia Ambiental, Renan Becker.

                                Renan apresenta um trabalho que traça paralelos entre meio ambiente e sociedade

Renan Becker apresentou um trabalho que trata da questão do saneamento e da problemática que o crescimento populacional traz a este ponto. Falou também acerca dos pilares do Saneamento básico e de políticas diversas e legislação aplicadas em território nacional visando direcionar em âmbito local as preocupações com o meio ambiente e os impactos à comunidade pelotense da instalação da ETE e ETA novas (Novo Mundo e São Gonçalo, respectivamente).
Para conhecer mais do assunto, acesse o blog de Renan Becker (http://sanitariaeambiental.blogspot.com.br/).

Nenhum comentário: